Está “terminada” a temporada de estreia da categoria Moto2. Na realidade ainda faltam realizar mais três rondas, incluindo a prova no circuito do Estoril no final deste mês, mas a conquista do título por parte de Toni Elias retira alguma emoção a uma categoria que tem tido grelhas que normalmente acomodam 40 pilotos.
Tendo perdido o seu lugar em MotoGP, Elias ingressou na equipa Moriwaki na recentemente criada Moto2. O piloto espanhol, mais um a vencer um título mundial esta temporada, rapidamente mostrou a toda a gente que estava em Moto2 para se sagrar primeiro campeão, ao mesmo tempo que conquistava ainda o seu primeiro título mundial.
Elias mereceu o campeonato e os números falam por si: sete vitórias (até ao momento), e pontuou em todas as provas já realizadas. Quanto à corrida em si, a vitória em Sepang ficou nas mãos de Roby Rolfo que levou de vencida a oposição de Alex de Angelis.
A luta pelo título cedo ficou decidida quando Julian Simón, o mais directo adversário na luta pelo título que depois viria a ser garantido por Elias, não evitou uma queda tendo apenas terminado na 21ª posição.
Elias terminou em quarto, logo atrás de Andrea Iannone. As celebrações não se fizeram esperar em Sepang, com Elias a aparecer depois da corrida com uma moto com decoração especial e já com o número 1 nas carenagens, um fato também com decoração especial e um novo capacete comemorativo da ocasião especial.
Para a próxima temporada Toni Elias espera regressar à categoria de MotoGP, onde até já venceu uma corrida. Pode ser que a conquista deste título consiga abrir as portas a esse sonho.