O piloto italiano da Yamaha, Valentino Rossi, venceu neste sábado a categoria de MotoGP do Grande Prémio da Holanda de motociclismo, superando o espanhol Marc Marquez (Honda) num final com uma última volta controversa.
Num dia marcado pela segunda vitória na categoria de Moto3 do português Miguel Oliveira (KTM), Rossi superou o campeão do mundo em título, tendo os dois pilotos se tocado numa das últimas curvas do circuito de Assen, com Rossi a passar pela gravilha, mas ainda com a possibilidade de se manter na dianteira.
Rossi, que “assinou” a sua 111.ª vitória da carreira, 85.ª na categoria rainha e a terceira da temporada, acentua assim a sua liderança no campeonato, contando agora 163 pontos, mais 10 do que o segundo, o espanhol Jorge Lorenzo, seu companheiro de equipa na Yamaha.
Saído da pole, Rossi, que colocou fim a uma série de quatro triunfos consecutivos de Lorenzo, liderou a prova até sete voltas do fim, altura em que Marquez saltou para a frente, mas o italiano, apesar de ultrapassado, não deixou o espanhol fugir e entrou na última volta novamente na dianteira.
Desta forma, o duelo previsto entre os dois veio a concretizar-se, tendo chegado ao “rubro” na última “chicane”, quando ambos se tocaram, numa altura em que Marques deu o tudo por tudo para voltar à liderança. Rossi chegou a sair da pista, mas manteve-se à frente, enquanto Marquez perdeu velocidade com o toque.