O australiano Casey Stoner suou, mas conquistou a sua quinta vitória na temporada da MotoGP ao vencer, este domingo, a etapa dos Estados Unidos do Mundial de Moto velocidade, em Laguna Seca. O líder do campeonato ampliou a sua diferença em relação a Jorge Lorenzo, segundo colocado na competição e na corrida, para 20 pontos, graças a uma bela ultrapassagem nas voltas finais.
Jorge Lorenzo não deu chances na largada e assumiu a liderança, enquanto Dani Pedrosa ultrapassou o companheiro de equipe Stoner logo na primeira curva. As primeiras voltas foram de muita pressão das Hondas sobre o atual campeão. Marco Simoncelli caiu com 26 voltas para o fim, quando perseguia o pelotão da frente.
O americano Ben Bostrom, chamado especialmente para a corrida em Laguna Seca como forma de atrair a claque americana, também abandonou duas voltas depois. Na frente, Lorenzo conseguiu um pequeno alívio graças a um duelo interno entre as Hondas – apresentando a maior aceleração na pista, Stoner aproximou-se e passou a ameaçar Pedrosa, até ultrapassar o catalão com 15 voltas para o final. O australiano não estava disposto a deixar o atual campeão escapar e diminuir a diferença no Mundial de Moto velocidade.
Pedrosa, ainda em recuperação após duas cirurgias na clavícula direita, ficou para trás, enquanto Stoner colou em Lorenzo a 11 voltas do fim. Quatro voltas depois, a diferença era mínima, e o piloto da Yamaha precisou de habilidade para evitar a ultrapassagem por dentro.
Com seis voltas para o final, porém, aconteceu o inevitável. Stoner aproveitou o embalo na reta e tomou a dianteira por fora na Curva 2. A partir daí, o líder do campeonato continuou a voar baixo e abriu vantagem em relação a Lorenzo. O duelo interessante entre Hondas e Yamahas passou a ser pela quarta posição, onde Ben Spies ameaçava Andrea Dovizioso. Piloto da casa, Spies fez a alegria dos seus compatriotas ao passar o italiano na penúltima volta.
Pouco depois, Stoner cruzava a linha de chegada com a roda dianteira empinada.