O meio-campista croata Luka Modric, do Real Madrid, ganhou a Bola de Ouro de 2018 nesta segunda-feira, pondo fim ao domínio de dez anos de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi no prestigioso prémio.
Modric, de 33 anos, ajudou o Real Madrid a conquistar o terceiro título consecutivo da Liga dos Campeões em Maio e também levou a Croácia à sua primeira final da Campeonato do Mundo, sendo eleito o jogador do torneio, apesar de ter perdido a decisão por 4 x 2 para a França.
“É um sentimento único. Estou feliz, orgulhoso e honrado. Tenho muitas emoções agora, é difícil descrever em palavras”, disse Modric, de smoking, ao receber o prémio do apresentador e ex-atacante francês David Ginola depois de uma cerimónia glamourosa no Grand Palais em Paris.
O prémio, votado por jornalistas e organizado pela revista francesa France Football, era dominado por Messi e Ronaldo desde 2008.
O último jogador a tirar o prémio do argentino e do português, que têm cinco troféus cada, foi Kaká em 2007, quando o brasileiro jogava pelo AC Milan.
Cristiano Ronaldo, actualmente na Juventus, ficou em segundo lugar, enquanto o atacante do Atlético de Madri e da selecção francesa Antoine Griezmann terminou em terceiro.
O atacante do Paris Saint-Germain Kylian Mbappé, que recebeu o prémio de melhor jogador sub-21, ficou em quarto, com o atacante Messi terminando em quinto.