Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambola: Maxaquene reassume a liderança; Ferroviário da Beira e Desportivo de Maputo continuam sem vencer

O Maxaquene, com um golo do inevitável Isac aos 74 minutos, derrotou, no sábado (25), o Desportivo de Maputo por 1 a 0, em partida da sétima jornada do Moçambola, e aproveitou o empate do Ferroviário de Maputo na recepção ao 1º de Maio de Quelimane, sem abertura de contagem, para reassumir a liderança do certame. O Costa do Sol conseguiu sacudir a crise de vitórias vencendo o Ferroviário da Beira, que somou a quinta derrota no Campeonato Nacional de futebol.

Parece que Chiquinho Conde, na presente temporada, tem a fórmula para ganhar os dérbis, visto que em três dérbis o Maxaquene soma igual número de vitórias. Neste sábado (25), os “tricolores” agudizaram a crise do seu vizinho, Desportivo de Maputo que não vence desde a jornada inaugural.

Nesta ronda do Campeonato Nacional de Futebol, o Moçambola, para o Desportivo de Maputo era imperioso vencer para sair da vergonha última posição na tabela classificativa.

A equipa de Antero Cambaco, que não esteve no banco de suplentes estar incomodado, até entrou melhor no jogo face a um Maxaquene que queria vencer para não perder de vista os concorrentes directos na luta pela primeira posição.

Na etapa inicial as duas formações criaram várias oportunidades para inaugurar o marcador. O Maxaquene foi primeiro a criar perigo, Isac, dentro da grande área, rematou e a bola passou ao lado da baliza de Wilson.

O Desportivo responderia com um potente remate de Lanito, mas o esférico passou por cima da barra transversal da baliza de Simplex. Antes do segundo quarto de hora, numa jogada de contra-ataque, Whisky com passe magistral isolou Lukaman que rematou ao alcance de Wilson.

Os alvinegros dominavam no que toca a percentagem de bola, mas não conseguia acertar com as redes de Simplex. Que o diga Lala que lançado por Carlitos acertou na trave. Com o nulo foi-se para o intervalo.

Isac resolve

Na etapa complementar, o Desportivo de Maputo, com sede de vitórias, voltou a entrar na mói de cima, mas, nesta fase de jogo, os seus avançados não conseguiam acertar com as redes de Simplex.

Aos 66 minutos, Efraim, depois de receber um belo passe de Carlitos, descaiu da esquerda para o centro e rematou forte para uma enorme de defesa de Simplex.

Diz a velha máxima que “quem não marca arrisca-se a sofrer” e foi o que aconteceu aos 74. Depois de ganhar um ressalto perto da grande área, Lukman isolou Isac que atirou forte para o fundo das malhas de Wilson.

Em desvantagem, o Desportivo lançou-se ao ataque a busca do golo da igualdade e quando faltavam dois minutos para o final do tempo regulamentar, na sequência de um pontapé de canto cobrado por Lanito, William, na linha da pequena área, cabeceou e viu a bola ser devolvida pelo poste esquerdo de Simplex que, diga-se, estava completamente batido.

Com este resultado, os “tricolores” isolaram-se na liderança com 15 pontos, mais um que a dupla Liga Desportiva e Ferroviário de Maputo que não foram além de empates sem golos ante o ENH de Vilanculo e o 1º de Maio de Quelimane, respectivamente.

Com a derrota o Desportivo de Maputo, que não vence desde a ronda inaugural, continua na última posição do Campeonato.

Costa do Sol volta a vencer

O Ferroviário de Nampula, a jogar em casa, voltou a vencer. Receberem e derrotaram pela margem mínima o Clube de Chibuto. O golo da equipa de Rogério Gonçalves foi marcado por Daúdo na etapa complementar.

Ainda na província de Nampula, mas em Nacala-Porto, o outro Ferroviário, o de Nacala, com golos de Marufo e Elias, bateu o HCB de Songo por 2 a 0.

De mal a pior está o Ferroviário da Beira, o terceiro classificado do Moçambola da época passada somou a sua quarta derrota consecutiva.

Nem a jogar em casa a equipa de Lucas Barrarijo conseguiu sacudir a crise de vitórias e foi derrotada pelo Costa do Sol por 2 a 1. Cosme e Dário Khan marcaram para os “canarinhos” enquanto Dayo marcou o tento de honra dos locomotivas do Chiveve.

Em Quelimane, o Ferroviário local e o Desportivo de Nacala não foram de uma igualdade a uma bola.

Confira os resultados da 7ª jornada:

Maxaquene 1-0 Desportivo de Maputo

ENH de Vilanculo 0-0 Liga Desportiva de Maputo

Ferroviário de Maputo 0-0 1º de Maio de Quelimane

Ferroviário de Nampula 1-0 Chibuto FC

Ferroviário de Quelimane 1-1 Desportivo de Nacala

Ferroviário de Nacala 2-0 HCB de Songo

Ferroviário da Beira 1 – 2 Costa do Sol

 

A classificação está assim reordenada:

CLUBES J V E D BM BS P
Maxaquene 7 5 0 2 8 3 15
Ferroviário de Maputo 7 4 2 1 10 4 14
Liga Desportiva de Maputo 7 3 4 0 8 1 13
Desportivo de Nacala 7 3 2 2 6 8 11
Ferroviário de Nampula 7 3 1 3 6 4 10
Ferroviário de Nacala 7 3 1 3 5 5 10
Costa do Sol 7 2 3 2 4 4 9
HCB do Songo 7 3 0 4 4 6 9
Ferroviário de Quelimane 7 2 3 2 3 3 9
10º 1º de Maio de Quelimane 7 2 3 2 2 3 9
11º ENH FC 7 2 2 3 5 9 8
12º Ferroviário da Beira 7 2 0 5 6 8 6
13º Chibuto FC 7 1 3 3 3 4 6
14º Desportivo Maputo 7 1 2 4 2 8 5
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!