Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambola: Desportivo e Ferroviário de Maputo na frente

O Desportivo de Maputo somou a sua segunda vitória consecutiva no Campeonato Nacional de Futebol, Moçambola, 2012, após vencer, no passado domingo, o debilitado Maxaquene no clássico que de entusiasmo só teve o apoio do público às equipas que estiveram entre as quatro linhas. No encerramento da 2ª jornada, o Ferroviário de Maputo foi à vila de Xinavane derrotar o Incomáti e junta-se aos alvi-negros no comando da prova.

O mais antigo clássico de futebol do país (Maxaquene vs Desportivo de Maputo), e primeiro desta temporada, teve como palco o campo do Maxaquene, na Machava, onde, inclusive, se pensava que seria honrado o nome de clássico com um intenso embate de dois gigantes com contas por acertar. Mas o jogo não passou disso e amorteceu.

O Maxaquene jogava em casa mas isso não se sentia pois, mesmo sem competir, luta desde o ano passado para a sua própria manutenção como equipa de futebol, a par dos problemas internos de direcção que o assolam e que, de forma comovente, o fizeram perder a liderança da edição passada do Moçambola.

O Desportivo de Maputo, como se sabe, não luta pelo campeonato por estar ainda a formar uma equipa e entrou no relvado dos tricolores com cautela, e o seu plantel rejuvenescido teve o mérito de descobrir as fragilidades do seu adversário. As melhores oportunidades de golo foram dos alvi-negros, contudo os remates não tinham a eficácia de visar a baliza de Soarito.

O Maxaquene tentava responder com saídas rápidas de ataque que eram prontamente ofuscadas pela falta de inspiração na hora de finalizar. Depois do nulo ao intervalo, na segunda parte o jogo não mudou muito até ao minuto 88, quando Leonel, apareceu lançado pelo centro do relvado, deixou os defesas para trás, passou por Soarito e rematou para o fundo das redes tricolores.

Com esta vitória o Desportivo mantém-se invencível e lidera o Moçamboça com os mesmos seis pontos que o Ferroviário de Maputo.

Locomotivas de Maputo na liderança

A equipa de Nacir Armando, que só jogou na quarta-feira, viajou à vila de Xinavane onde derrotou o Incomáti, por 2-0. Whisky inaugurou o marcador à passagem do minuto 57 e Cuambe fez o resultado final a poucos minutos do término da partida.

Ainda na tarde de quarta-feira o bicampeão nacional deslocou-se a Nampula onde venceu o Ferroviário local pela marca mínima. Telinho marcou aos 6 minutos de um jogo manchado pelo muito mau comportamento de alguns adeptos da equipa da casa, que arremessaram objectos para o relvado do estádio 25 de Junho, e obrigaram mesmo a uma curta paragem da partida.

No final, os árbitros tiveram que aguardar algumas horas ante a presença de alguns adeptos ameaçadores no exterior do campo.

Nas restantes partidas desta 2ª jornada, que começou a ser disputada no sábado, o Costa do Sol recebeu o estreante Clube do Chibuto e venceu por uma bola a zero, com um golo de Tchaka, ainda na primeira parte.

Em Vilankulos, o clube local recebeu e venceu o recém-promovido Ferroviário de Pemba, também por um tangencial 1 a 0. Eurico marcou o golo dos Marlins à passagem do minuto 35.

No domingo, o Chingale acolheu em Tete o Ferroviário da Beira e as duas equipas não saíram do nulo.

Resultado similar foi registado no caldeirão do Chiveve, onde o Têxtil de Púngue se estreou perante o seu público, que viu o HCB de Songo impor um empate sem golos.

 

Este fim-de-semana joga-se a 3ª jornada com as seguintes partidas:

Desportivo de Maputo – VilanKulo FC

Ferroviário de Nampula – Grupo D. Incomáti

Ferroviário de Maputo – Chingale de Tete

Ferroviário da Beira – Costa do Sol

Chibuto FC – Têxtil de Púnguè

HCB de Songo – Maxaquene

Liga Muçulmana – Ferroviário de Pemba

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts