Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambola: Campeão volta a perder e Liga isola-se na liderança

Moçambola: Campeão volta a perder e Liga isola-se na liderança

Duas cabeçadas do “militar” Gregório derrotaram o Ferroviário de Maputo numa jornada onde o campeão perdeu mais três pontos para a Liga Muçulmana, que venceu o Desportivo, na disputa pela liderança do Campeonato Nacional de Futebol, Moçambola. Depois da perda da liderança na jornada 16 o Ferroviário de Maputo vinha para a jornada 17 com disposição de vencer o Matchedje e com a expectativa da Liga de Semedo não vencer os Alvi negros.

A jogar em casa, no estádio da Machava, o campeão entrou dominador e atacante, até porque a equipa de Nacir Armando jogava como sabe melhor, à defesa. Na primeira parte o Ferroviário de Maputo chegou a baliza de Zacarias com perigo a cada dez minutos e, à terceira vez Luís abriu o placar após cruzamento da esquerda de Michael.

Na segunda parte os militares começaram a subir no terreno e assustaram a defesa locomotiva. Jerry voltou a ter uma ocasião soberana para ampliar o marcador mas falhou e, no futebol, quem não marca arrica-se a sofrer. Aos 79 minutos o Matchedje ganha um pontapé de canto na direita do seu ataque, Tchotchó cruza e Gregório sobe mais alto que toda defensiva do Ferroviário e empata o jogo.

Os campeões acusaram o golo e mesmo sendo mais ofensivos nunca mais conseguiram criar perigo e depois de um contra-ataque o Matchedje ganha novo pontapé de canto. Novamente Tchotchó marca da direita e mais uma vez Gregório, imperial nas alturas, cabeceiou para o fundo das redes de Muhamad que nada pôde fazer.

A Liga Muçulmana recebeu no seu novo campo o Desportivo com a missão de manter a liderança do Moçambola. Os pupilos de Artur Semedo entraram a dominar o jogo mas Maurício estava pouco confiante e não conseguiu criar grande perigo nos minutos iniciais. O Desportivo, a jogar sem o capitão Tico Tico, foi inofensivo durante a primeira metade. Mas antes de ir para o descanso a Liga adiantou-se no marcador, Nelson combina com Vling no flanco esquerdo que faz um cruzamento perfeito para Silvério que na àrea não falhou.

O Desportivo voltou para a segunda parte com vontade de chegar ao empate mas no ataque ninguém conseguia encontrar o caminho das redes de Neco. E a Liga, que se defendia bem, continuava a criar perigo e aos 71 minutos a bola chega aos pés de Cantona que na entrada da àrea finta dois defensores alvi negros entra na àrea sozinho e atira para o segundo golo do jogo.

O Desportivo ainda chegou ao tento de honra, depois de um lançamento longo do guarda-redes Gervásio para Santos que apenas emendou a trajectória da bola. A Liga consolida a liderança, agora 40 pontos, mais quatro que o Ferroviário de Maputo.

No clássico disputado no sábado, o Maxaquene venceu o Costa do Sol graças a um golaço de Alvarito e está cada vez mais próximo do segundo lugar.

O Atlético Muçulmano recebeu o HCB do Songo e empatou sem golos, um resultado com sabor a derrota para os donos da casa que muitas oportunidade criaram mas faltou pontaria acertada na hora de rematar para a baliza dos representes de Tete, que estiveram irreconhecíveis.

No derbi do Chiveve Ferroviário da Beira e Sporting empataram sem golos e na exibição fraca.

O representante de Inhambane viajou a capital do Niassa e arrancou um empate a uma bola, Nando marcou para o Vilankulos FC e Ivo fez o empate para FC Lichinga.

No campo da Soalpo, no Chimoio, os donos da casa, o Textáfrica, foram derrotados pelo Ferroviário de Pemba por duas bolas a zero.

Quadro de Resultados da 17ª Jornada:

Liga Muçulmana 2 – Desportivo 1

Ferroviário de Maputo 1 – Matchedje 2

Maxaquene 1 – Costa do Sol 0

Atlético Muçulmano 0 – HCB 0

Ferroviário da Beira 0 – Sporting 0

FC Lichinga 1 – Vilankulos FC 1

Textáfrica 0 – Ferroviário de Pemba 2

 

Classificação                            

                            Pts

1º Liga Muçulmana 40

2º Ferroviário de Maputo 36

3º Maxaquene 34

4º HCB de Songo 31

5º Desportivo 23

6º Matchedje 22

7º Costa do Sol 21

8º Sporting da Beira 20

9º Ferroviário da Beira 19

10º Vilankulo FC 19

11º Textáfrica 18

12º FC Lichinga 15

13º Atlético Muçulmano 15

14º Ferroviário de Pemba 13

 

Próxima Jornada:

Desportivo x Textáfrica

Vilankulos FC x Maxaquene

Sporting x Liga Muçulmana

Atlético Muçulmano x Ferroviário de Maputo

Ferroviário de Pemba x Matchedje

Costa do Sol x Ferroviário da Beira

HCB x FC Lichinga

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts