Mário voltou a ser decisivo para o Ferroviário de Maputo manter-se na frente do campeonato nacional de futebol apontando o tento da vitória sobre os “canarinhos” de Nacala. Enquanto a União Desportiva do Songo e o Costa do Sol não jogam a Liga Desportiva, que venceu o Incomáti, e o Ferroviário da Beira, que derrotou a ENH, são os perseguidores directos ao líder.
Mesmo sem encher os olhos dos seus adeptos o Ferroviário de Maputo continua a liderar o Moçambola e este domingo voltou a sofrer mas conseguiu os almejados 3 pontos na recepção ao aguerrido Desportiva de Nacala.
Valeu o oportunismo de Mário, já na 2º parte, que aproveitou uma recarga após remate que acertou no poste Nando.
Na 2ª posição isolou-se a Liga Desportiva de Maputo que recebeu e vencer o Incomáti de Xinavane. Kabine deu início a vitória, ainda na 1ª parte e Dainho, antecipando-se ao guarda-redes Daniel, fez o segundo.
Mas depois do descanso os pupilos de Caló deram luta, mostraram a sua raça e conseguiram o tento de honra por Andre já perto do minuto 90.
Também isolado, no 3º lugar, está o Ferroviário da Beira que passou ao lado de uma goleada mas perece enfim ter entrado para o campeonato derrotando a ENH de Vilanculo.
Dayo aproveitou uma jogada em que o guarda-redes adversário parece ter sido carregado em falta para chutar para a baliza vazia. Andro dilatou o placar que foi fechado pelo defesa da ENH, Obeb, que cortou um centro para a própria baliza.
Em Manica a equipa de Lucas Barrarijo viu-se em desvantagem diante do seu público antes da meia hora de jogo e teve de trabalhar duro para primeiro empatar, por Magaba transformando em golo uma grande penalidade, e chegar a vitória pela perseverança de Henry que na cara do guarda redes cabeceou e acertou primeiro na trave e na recarga, já com o pé, atirou para o fundo das redes.
Na parte de baixo da tabela continua o Maxaquene que viajou para a cidade portuária de Nacala onde não teve argumentos para ultrapassar o Ferroviário local.
Marufo fez o tento da vitória dos anfitriões depois de ganhar uma falta na grande área, após boa jogada de combinação com Massawa.
Eis os resultados incompletos da 5ª jornada:
Liga Desportiva de Maputo 2-1 G.D. Incomati
Ferroviário da Beira 3-0 ENH Vilanculo
Textáfrica 2-1 1° de Maio Quelimane
Ferroviário de Nacala 1-0 Maxaquene
Ferroviário de Nampula 1-1 Sporting de Nampula
Ferroviário de Maputo 1-0 Desportivo de Nacala
Tendo a União Desportiva dois jogos em atraso e o Costa do Sol outro a classificação está assim ordenada:
| CLUBES | J | V | E | D | BM | BS | P | |
| 1º | Ferroviário de Maputo | 5 | 4 | 0 | 1 | 9 | 5 | 12 |
| 2º | Liga Desportiva de Maputo | 5 | 3 | 1 | 1 | 6 | 4 | 10 |
| 2º | Ferroviário da Beira | 5 | 2 | 3 | 0 | 9 | 3 | 9 |
| 2º | Ferroviário de Nampula | 5 | 2 | 2 | 1 | 7 | 4 | 8 |
| 2º | G.D.R.Textafrica | 5 | 2 | 2 | 1 | 7 | 7 | 8 |
| 6º | Costa do Sol | 4 | 2 | 1 | 1 | 4 | 1 | 7 |
| 6º | Ferroviário de Nacala | 5 | 2 | 1 | 2 | 4 | 5 | 7 |
| 8º | União Desportiva do Songo | 3 | 2 | 1 | 0 | 3 | 1 | 7 |
| 8º | 1º de Maio de Quelimane | 5 | 2 | 0 | 3 | 5 | 8 | 6 |
| 8º | Clube de Chibuto | 4 | 1 | 2 | 1 | 5 | 5 | 5 |
| 8º | ENH de Vilanculo | 5 | 1 | 2 | 2 | 3 | 6 | 5 |
| 12º | G.D.Incomati | 5 | 1 | 2 | 2 | 2 | 3 | 5 |
| 12º | Maxaquene | 5 | 1 | 1 | 3 | 5 | 7 | 4 |
| 12º | Desportivo de Nacala | 5 | 1 | 1 | 3 | 3 | 4 | 4 |
| 14º | Sporting de Nampula | 4 | 0 | 2 | 2 | 2 | 7 | 2 |
| 14º | Universidade Pedagógica de Manica | 4 | 0 | 1 | 3 | 1 | 5 | 1 |

