Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambola 2012: pontapé de saída a 17 de Março

A Liga Moçambicana de Futebol reuniu na tarde deste sábado, numa unidade hoteleira em Maputo, os seus associados para a sua 17ª Assembleia ordinária. Com relatório de 2011 e plano de actividades para este ano aprovado por unanimidade ficou definida, oficialmente, a data de início do Campeonato Nacional de Futebol, Moçambola, de 2012 e foi realizado o sorteio dos jogos para esta época.

A sessão, bastante concorrida pelos clubes que militam no Moçambola-2012, começou por discutir e aprovar de entre vários pontos, a acta relativa à sua anterior sessão, o relatório de contas referente ao ano 2011 e o plano de Actividades e Orçamento para o presente ano.

Durante o encontro, a Direcção da Liga fez saber aos seus associados que o ano de 2011 foi extremamente difícil para a instituição por razões ligadas à oscilação da moeda nacional face ao dólar americano visto que aquando da definição dos orçamentos para aquele ano a taxa de câmbios então utilizada ter-se situado em 35,00 Mt por dólar norte-americano e, nestes termos, a execução do orçamento da LMF ter registado um desvio negativo de 22,3%; E às dificuldades no asseguramento do alojamento na Cidade de Maputo tendo sido obrigado a procurar alternativas de acomodação dos clubes fora dos contratos assinados com alguns hotéis da capital o que implicou arcar com as despesas muito acima do valor inicialmente programado para esta componente.

A subida drástica da factura das Linhas Aéreas de Moçambique de 2010 para 2011 teve outrossim e, por outro lado, um impacto negativo na tesouraria da LMF. Em modos efectivos, em 2010 a factura global contratada com aquele parceiro foi de 14 milhões meticais e aquando da aprovação do orçamento 2011 da LMF, a previsão era que a mesma passasse para os 16,5 milhões de Meticais. Todavia, no momento do acordo final, as LAM impuseram o valor de 20 milhões de meticais representando um agravamento de 43% no custo de transporte.

Apesar destas contrariedades, a Direcção da LMF assegurou aos seus membros que o MOÇAMBOLA para o presente ano está plenamente assegurado e vibrante, embora enfrente estas perturbações resultantes de preços de transporte não concorrenciais. Asseverou, igualmente, que a Liga está com dívidas relativas aos anos anteriores todas liquidadas.

As receitas da Liga Moçambicana de Futebol para o financiar o Campeonato Nacional de Futebol provêm dos patrocínios, fundo de sustentabilidade, jóias de admissão e de cobrança de multas aplicadas aos clubes por incumprimento do regulamento e prática de outras infracções.

No debate acerca do relatório de contas e actividades do ano transacto, os clubes reclamaram junto da Assembleia Geral da Liga Moçambicana de Futebol a situação do transporte aéreo e do alojamento e pediram à direcção daquela instituição para que redefina as suas regras como também exigiram coerência e justiça na hora de punir os clubes e os seus jogadores, isso no tocante às medidas disciplinares.

Plano para 2012

No capítulo do plano de orçamento e actividade para o presente ano, a Assembleia deliberou que os jogos continuarão a ser realizados regularmente aos fins-de-semana nomeadamente Sábados e Domingos.

Estabeleceu também o início do MOÇAMBOLA-2012 a 17 de Março e o 30 de Outubro para o seu término.

Os jogos serão realizados apenas em campos relvados nomeadamente: Estádio da Machava e Nacional do Zimpeto, Campo da Costa do Sol, Campo de Maxaquene, dos Ferroviários da Beira e da Manga, Campo da HCB, Campo do Desportivo de Tete, Campo de Vilanculos, Campo 25 de Junho de Nampula, Campo de Xinavane, Campo do Chibuto, 1º de Maio e o Municipal de Pemba.

A bola oficial a ser usada no MOÇAMBOLA pela quarta vez consecutiva, será a da Nike. As transmissões televisivas continuarão a cargo da TVM com obrigação de transmitir 52 jogos segundo o concurso público ganho pela pública para o quadriénio 2011-2014.

A liga de clubes continuará a costear a deslocação (transporte, ajudas de custo e prémios de jogos) dos árbitros estando a cargo da CNAF sua indicação. Prevê-se como receitas para o presente ano os patrocínios subscritos, jóias a serem pagas pelos novos clubes, as taxas de inscrição a serem pagos pelos clubes, a cobrança de multas por infracções aos regulamentos e as receitas das transmissões televisivas. O Orçamento global é avaliado em cerca de 2. 871. 704, 00 USD.

O Sorteio

A gala que sucedeu a Assembleia Geral ditou que os estreantes Chibuto FC e Ferroviário de Pemba possam iniciar a maior prova futebolística nacional nas suas próprias casas defrontado, respectivamente, o Chingale de Tete e o Maxaquene.

O campeão nacional vai receber o Vilanculos Futebol Clube enquanto o vencedor da taça será visitado, na Machava, o seu condiscípulo de Nampula.

Eis o quadro completo da 1ª Jornada:

Ferroviário de Maputo X Ferroviário de Nampula

Ferroviário da Beira X Incomáti de Xinavane

Chibuto FC X Chingale de Tete

HCB do Songo X Costa de Sol

Desportivo de Maputo X Têxtil de Púngue

Ferroviário da Pemba X Maxaquene

Liga Muçulmana X Vilanculos Fc

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts