Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique volta a exportar açúcar para os EUA

Cerca de dois anos depois da interrupção, Moçambique volta a exportar açúcar para os Estados Unidos da América (EUA), situação determinada pelo melhoramento dos preços “extremamente altos” praticados pelo país relativamente aos da União Europeia e de outros mercados externos tidos como dos “mais baixos”.

No terceiro trimestre de 2010, por exemplo, foram exportadas para os EUA cerca de 25 mil toneladas de açúcar e 58 mil toneladas para o mercado da União Europeia, rendendo a Moçambique 56,8 milhões de dólares norte-americanos, segundo o Centro de Promoção Agrícola (CEPAGRI) do Ministério da Agricultura. Os melhores preços praticados pelos EUA levaram Moçambique a exportar volumes adicionais, segundo ainda o CEPAGRI, realçando que tudo está a ser feito no sentido de exportar mais quantidades de açúcar para aquela maior potência mundial em quantidades ainda por estimar.

Entretanto, os preços daquele produto voltaram a aumentar no terceiro trimestre de 2010 no mercado internacional e mostram uma tendência de crescer ainda mais para 538 dólares norte-americanos por tonelada e USD 636/ tonelada de açúcar castanho e branco, respectivamente.

A razão principal deste aumento tem a ver com as reduções sucessivas de produção de açúcar a nível mundial que se vêm verificando desde 2008, criando um défice mundial no presente ano comercial de 2009/2010, segundo ainda o CEPAGRI.

Sem alternativas

Entretanto, Moçambique está sem alternativas para contornar o mercado da União Europeia dado os compromissos com aquele mercado, no âmbito de parcerias económicas assumidas entre a União Europeia e o grupo ACP (África, Caraíbas e Pacífico) de que Moçambique faz parte.

Até Setembro de 2010, as quatro açucareiras moçambicanas produziram cerca de 194 mil toneladas de açúcar e 76 mil toneladas de melaço, de cerca de 1,9 milhão de tonelada de açúcar moído.

A Açucareira de Xinavane é a única com resultados positivos quando comparados com o mesmo período de 2009, enquanto as restantes três fábricas registaram um fraco desempenho, segundo o CEPAGRI.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!