O tráfego rodoviário entre o Sul, o Centro e o Norte de Moçambique esteve interrompido desde a tarde de sábado (25) e a tarde de domingo (27) devido a força da água das chuvas, que caem na região centro de Moçambique, e que galgou um ponteca existente na Estrada Nacional nº1 (EN1), na região de Ripembe, na província central de Sofala. Em Inhambane algumas localidades estão isoladas e o Centro Operativo Distrital prepara-se para retirar populações em algumas regiões próximas ao caudal do rio Save que já está a transbordar.
Centenas de viaturas e cidadãos estiveram parados no rio Save, e outras centenas na região de Muxúnguè, impedidos de prosseguirem viagem pela EN1 devido a força da água das chuvas, que tem fustigado intensamente a região.
A água galgou única via terrestre que conecta os moçambicanos causando submergindo parcialmente uma ponteca.
Cerca das 16 horas deste domingo uma coluna de viaturas passou do Save em direcção a zona centro contudo viaturas ligeiras não puderam seguir viagem.
Inhambane em alerta
Mais a sul, no troço entre o Save e Pambarra, a EN1 também algumas secções cobertas pelas águas das chuvas que também inundaram as povoações circundantes.
Há indicação de danos em pontecas que ligam as localidades de Malindili e Tanguana, no distrito de Mabote, na província de Inhambane.
Na mesma província as autoridades de emergência preparam-se para retirar as populações que residem nas margem do rio Save que já começou a sair do seu leito.