Moçambique vai lançar, oficialmente, dentro de dias, o Ano Internacional das Cooperativas, numa cerimónia que contará com a presença do Presidente Armando Guebuza e outros dirigentes do país.
O lançamento desta celebração, no país, é organizado pela Associação moçambicana para a Promoção do Cooperativismo Moderno (AMPCM ), em coordenação com entidades da sociedade civil nacionais e internacionais, governo e sector privado.
2012 foi proclamado Ano Internacional das Cooperativas pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), durante a 64ª sessão que teve lugar em 2009, enquanto que a comemoração foi lançada a 31 de Outubro de 2011, em Nova York.
A proclamação de 2012 como “Ano Internacional das Cooperativas” surge em reconhecimento do papel fundamental das cooperativas na promoção de desenvolvimento sócio – económico de centenas de milhões de pessoas em todo o mundo.
A ONU reconhece o modelo de negócio cooperativo como um factor importante no desenvolvimento económico e social dos países, por gerar emprego, reduzir a pobreza e promover a integração social.
O Ano Internacional das Cooperativas tem como objectivo aumentar a consciência pública sobre as cooperativas e sua contribuição para o desenvolvimento socio-económico, incluindo o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, entre outros.
A conquista do Ano Internacional das Cooperativas é inédita e foi bem recebida pelos cooperativistas de praticamente todo o mundo.