O Ministro moçambicano das Finanças, Manuel Chang, chefia uma delegação que entre segunda-feira e terça-feira participa, na capital da Serra Leoa, Freetown, na Reunião do ‘African Caucus’.
O encontro vai discutir temas relacionados com o plano da acção para a África da nova direcção do Banco Mundial, nomeadamente o desenvolvimento de infraestruturas regionais, a gestão dos recursos naturais, bem como o memorando dos governadores africanos que versa questões tais como a política fiscal dos países desenvolvidos e suas implicações para as necessidades de financiamento em África.
Este mesmo memorando, que em Outubro próximo será analisado durante as reuniões anuais de Outono do FMI e do Banco Mundial, versa ainda sobre a quota, voz e representação dos países africanos nas instituições do Bretton Woods.
A ‘African Caucus’ é um fórum de concertação de posições, harmonização e consultas dos Ministros africanos de Finanças, Economia e Desenvolvimento, Governadores dos Bancos Centrais e membros do Conselho dos Governadores das instituições do Bretton Woods. A delegação moçambicana também integra o Governador do Banco de Moçambique, o emissor, Ernesto Gove, e quadros séniores dos ministérios das finanças e da planificação e desenvolvimento.