Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique na conferência africana dos Ministros da Cultura

O Ministro moçambicano da Cultura, Armando Artur, participa a partir de terça-feira até a próxima Sexta-feira na 3ª Sessão Ordinária da Conferência Africana dos Ministros da Cultura a decorrer em Abuja, Nigéria.

O encontro, sob o lema “Financiamento Sustentável do Sector de Desenvolvimento Cultural em África”, discutirá assuntos inerentes ao desenvolvimento cultural nos países do continente com o objectivo de impulsionar as suas agendas culturais e a sua contribuição para a construção da paz, integração regional e o desenvolvimento socio-económico no continente.

Um comunicado de imprensa do Ministério da Cultura, recebido pela AIM, a conferência deverá produzir também consensos em torno destas matérias para adoptar, no final, diversos instrumentos como a Estratégia para o Financiamento Sustentável do Sector da Cultura.

As recomendações do estudo de viabilidade para a criação do Instituto Cultural Pan-Africano e o Programa de Implementação da Campanha para o Renascimento Cultural Africano (2010/12) são outros instrumentos a serem adoptados no encontro.

Para além da adopção destes documentos, espera-se também que 3/a Sessão Ordinária da Conferência dos Ministros da Cultura da União Africana produza, entre outros, a documentação de boas práticas em relação à mobilização de recursos para o financiamento sustentável do sector da Cultura.

A renovação do compromisso dos Estados membros para a aceleração da ratificação da Carta Africana para o Renascimento Cultural; Fortalecer os laços e parceria entre os Estados membros, parceiros de desenvolvimento cultural, Organizações Internacionais, Diáspora e a Comissão da União Africana para o Desenvolvimento do sector da Cultura.

A participação de Moçambique no evento reveste-se de muita importância para o sector da Cultura, pois permitirá a concertação de posições e troca de experiências com outros países no concernente aos desafios do sector, no quadro do desenvolvimento das indústrias culturais.

Aliás, Moçambique irá acolher, em Maputo, no âmbito da implementação das acções daquele organismo continental o lançamento da Campanha Africana de Renascimento Cultural, a nível da África Austral, a decorrer em Novembro próximo; e a realização do 3º Congresso Cultural Pan-Africano, em 2012.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!