Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique entrega 18 mil hectares para produção de etanol

Cerca de 18 mil hectares de terra arrável acabam de ser concessionados pelo Governo moçambicano à companhia britânica Principle Energy, com vista ao plantio de cana sacarina para produzir etanol na província central de Manica.

As obras de contrução da fábrica de produção de etanol deverão iniciar em 2013, de acordo com fonte documental daquela firma, estimando que para a concretização do projecto serão aplicados cerca de 450 milhões de dólares norte-americanos.

O empreendimento vai produzir cerca de 220 milhões de litros de etanol por ano, segundo aquela firma, acrescentando que aquele combustível vai abastecer os mercados doméstico e da União Europeia (UE).

A iniciativa surge em resposta aos apelos do Governo moçambicano visando a produção de biocombustíveis no país para fazer face à instabilidade dos preços dos combustíveis fósseis no mercado internacional.

Dados do Centro de Promoção da Agricultura (CEPAGRI) indicam que o Governo moçambicano “tem estado a receber várias propostas para a produção de etanol em grande escala com base na cana-de-açúcar e mapira” nas províncias de Maputo e Gaza, Manica, Sofala, Zambézia e Cabo Delgado, principalmente.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!