Moçambique faz parte da lista de 15 países com um nível de crescimento económico robusto a se registar até 2022, segundo o relatório divulgado pela Business Monitor International, instituição baseada no Reino Unido e vocacionada à avaliação dos riscos económicos nos chamados mercados emergentes.
Até lá, Moçambique deverá registar um Produto Interno Bruto (PIB) acumulado de 158,8%, de acordo ainda com o relatório, salientando que, em termos de produção per capita, o país poderá atingir uma taxa de crescimento de cerca de USD1840/por pessoa.
A Tanzânia, Uganda, Costa do Marfim, Gana, Ruanda, Nigéria e Zâmbia integram a lista dos países africanos que deverão registar elevados níveis de crescimento económico nos próximos nove anos. No entanto, a Business Monitor International indica que, até 2022, a Índia e China são países que deverão registar as maiores taxas de crescimento económico do conjunto de 195 países avaliados pela instituição, atingindo taxas acumuladas de 84,3% e 80,6%, respectivamente.
Refira-se que ao longo deste 2013, Moçambique deverá atingir um crescimento económico de 7%, contra 8% previsto para o próximo, uma das maiores taxas a ser alcançada em todo o continente africano.