Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique encomenda novas embarcações militares

O Governo moçambicano encomendou três novas embarcações militares HS132 aos estaleiros da francesa Constructions Mecaniques de Normandie (CMM), noticia o portal especializado Navy Recognition. Com o pedido, sobe para 33 o número de embarcações encomendadas por Moçambique à CMM, depois de uma primeira realizada em setembro de 2013, que incluía seis barcos com destino à marinha moçambicana – três embarcações HS132 e três navios patrulha Ocean Eagle 43 -, além de 26 arrastões para a estatal Empresa Moçambicana de Atum (Ematum).

Na origem de uma polémica entre o anterior executivo e alguns países do grupo de doadores que apoiam o Orçamento do Estado de Moçambique, a Ematum obteve um empréstimo de mais de 700 milhões de euros com a emissão de títulos de dívida no mercado europeu, tendo o Estado moçambicano como avalista.

O orçamento da primeira encomenda ascendeu a cerca de 200 milhões de euros, devendo as três novas embarcações custar entre 25 a 30 milhões de euros, segundo estimativas avançadas pela imprensa francesa.

As lanchas rápidas HSI32 têm um comprimento de 32,2 metros e uma largura de 6,4 metros, dispõe de uma autonomia máxima de 800 milhas náuticas e podem atingir uma velocidade de até 43 nós. A gama inclui radares de vigilância com sensores eletro-óticos, que transmitem imagens e outros dados por satélite, podendo ser equipadas com um canhão de 20 milímetros e duas metralhadoras de 12,7 milímetros.

Durante a última celebração do Dia das Forças Armadas, em 25 de setembro, em que se assinalou o 50.º aniversário sobre o lançamento da Luta Armada de Libertação Nacional, pelo menos duas embarcações HSI32 participaram num programa de demonstrações da marinha de guerra, na baía da capital moçambicana.

Moçambique deverá receber até ao início do verão a última das três lanchas rápidas inicialmente encomendadas, devendo a CMM proceder à entrega das restantes a partir de dezembro.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts