Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique deve apostar mais nas empresas nacionais

O director geral-adjunto do Instituto para promoção de Pequenas e Médias Empresas de Moçambique (IPEME), Ernesto Eduardo Mafumo, defende, que o país precisa apostar mais na promoção das capacidades técnicas humanas e institucionais para impulsionar o desenvolvimento sócio-económico, através do empresariado local. Mafumo observou que o país possui potencialidades de recursos naturais, sobretudo na agricultura, que precisam ser explorados com o envolvimento do empresariado local através de estímulos mais adequados.

Segundo a fonte do WF, projecções do sector empresarial, realizadas em 2004, indicam que o país possui apenas 28.800 empresas, sendo 28.400 micro e pequenas empresas, o correspondente a uma percentagem de 98.5 por cento, taxa esta considerada ínfima para um país em vias de desenvolvimento como o nosso.

Para inverter esta situação, teve lugar em Nampula um encontro de reflexão sobre o “Estudo de Base para a Instalação da Incubadora de Empresas na Província”, unidade vocacionada para aglutinar iniciativas do sector empresarial direccionadas, entre vários objectivos, a promover e desenvolver capacidades de diferentes níveis de produção baseadas no aproveitamento sustentável das pequenas, médias e grandes empresas da província.

Durante dois dias, o encontro, que foi promovido pela Direcção Provincial do Plano e Finanças, debruçou-se, entre outros temas, sobre mecanismos de colecta de informações locais, análise dos resultados do pré-estudo realizado, perfil da referida incubadora a ser instalada a nível local, marketing territorial, bem como identificar acções para consolidação do estudo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts