A Polícia da República de Moçambique (PRM) apreendeu cerca de 175 quilogramas de cannabis sativa (vulgo soruma), durante o ano passado, na província de Niassa.
Segundo Eugénio Uitimane, director provincial do Combate a Droga, citado pelo jornal “Diário de Moçambique”, também foram apreendidos no mesmo período 440 gramas de mandrax.
Fazendo uma comparação com o ano 2010, o dirigente afirma que houve uma considerável subida, pois no ano anterior foram aprendidos apenas cinco quilogramas de soruma.
A fonte explicou que o crescimento do volume da droga apreendida é resultado das palestras de sensibilização que o gabinete que o Gabinete de Combate a Droga tem vindo a realizar, para consciencializar as pessoas sobre os perigos da droga no seio da sociedade.
Uitimane disse ainda que no período em referência foram realizadas 114 palestras em vários distritos da província de Niassa, sobre a prevenção e combate à droga, que contaram com a participação de 17.535 indivíduos e 1.500 activistas.
No distrito de Macanhelas foram apreendidos 100 quilogramas, tendo a quantidade remanescente sido apreendida nos distritos de Lago, Sanga e Marrupa.
Em conexão com os casos de drogas foram detidos 27 moçambicanos, três tanzanianos e um malawiano. Enquanto isso, as unidades sanitárias atenderam 25 tóxico-dependentes.