Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique acolhe Sexta Conferência Regional sobre finanças rurais

Moçambique está a preparar-se para acolher o seminário da região sub-sahariana sobre finanças rurais que contará com a presença de 170 delegados provenientes de 31 países do mundo.

O evento, a realizar-se nos meados de Setembro próximo, vai discutir essencialmente as questões de inovação no financiamento rural, finanças rurais nos sistemas financeiros e as cooperativas rurais.

Segundo o Director Geral do Fundo de Apoio a Reabilitação da Economia (FARE), Augusto Pedro, o evento tem em vista encontrar soluções inovadoras para lidar com os desafios ligados à produtividade agrícola em África e para outros desafios que se colocam ao desenvolvimento rural, bem como identificar as formas de fazer melhor uso das oportunidades existentes.

“A participação de Moçambique em dois seminários do género deu para colher experiências interessantes de outros países com destaque para o banco móvel, que começa a ganhar terreno no nosso país. Aliás, durante o encontro, vamos transmitir as nossas experiências no financiamento rural e ainda falar do projecto de banco móvel, uma iniciativa do Banco Oportunidades, que tem estado a revolucionar as zonas rurais do país”, disse Pedro que integra o comité Organizador do seminário.

Por sua vez, o representante do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) em Moçambique, Custódio Mucavele, explicou que a escolha dos temas que serão debatidos no encontro foi feita tendo em consideração que os bancos que operam no país não dispõem de sistemas adequados e infra-estruturas disponíveis para oferecer serviços financeiros nas zonas rurais ou por não terem produtos que atendam as necessidades do sector.

Devido a esta situação, outros provedores de serviços financeiros rurais estão a assumir novos papéis. São os casos das instituições de micro-finanças que estão a oferecer depósitos nas zonas rurais, uma situação facilitada pelo facto destas terem base comunitária, alcançando assim os locais mais recônditos.

“O que constatamos é que tanto a banca comercial e as instituições de micro-finanças carecem de capacidade de gestão e sistemas de apoio para expansão rural eficaz e eficiente. Isso demonstra uma forte necessidade de mecanismos financeiros para apoiar os produtores agrícolas e as cadeias de valor em que operam, tanto no produto, como na distribuição e sistemas de apoio técnico”, disse Mucavele.

Este é o sexto seminário regional sobre a matéria e é organizado pelo Governo de Moçambique, representado pelo Ministério da Planificação e Desenvolvimento, em coordenação com o FIDA, o Programa de Gestão do Conhecimento em Finanças Rurais (KMP), o Centro Cooperativo Sueco (CCS) e Aliança Cooperativa Internacional (ACI).

O evento terá como lema “Provisão de metodologias de finanças rurais eficazes para o incremento da produtividade”.

O mesmo contará, igualmente, com a participação de Quadros Seniores do FIDA em Roma, Instituições governamentais ligados a carteira do FIDA, Parceiros de Cooperação Internacional, Coordenadores dos Projectos e Programas, e convidados especiais de entidades ligadas a área de finanças rurais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts