A Rio Tinto Coal Moçambique e o Ministério do Trabalho (MITRAB) assinaram, esta quinta-feira (25), em Maputo, um memorando de entendimento que estabelece uma parceria na área de formação e capacitação profissional.
O memorando prevê, entre outros aspectos, o desenvolvimento e revisão curricular dos cursos ministrados pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFP) para responder às necessidades técnico-profissionais na área mineira, a possibilidade de concessão de bolsas de estudo aos formandos.A anuência preconiza também a promoção de palestras e seminários conjuntos relacionados com o emprego e formação profissional na indústria mineira e a formação e capacitação profissional dos trabalhadores da Rio Tinto, segundo um comunicado enviado ao @Verdade.
A ministra do Trabalho, Helena Taipo, afirmou na ocasião que desde o início da implantação de projectos mineiros no país a área de formação e capacitação profissional mostra uma experiência bastante positiva. Os centros de formação têm sido chamados a responder à demanda de mão-de-obra qualificada nacional.
Por sua vez, José Vale, director-geral de Recursos Humanos da Rio Tinto, disse que a sua firma está comprometida com a formação de moçambicanos, pois ela responde à procura, pela empresa, da mão-de-obra qualificada e promove o desenvolvimento sustentável.
Nesse contexto, o Centro de Formação da Rio Tinto, em Tete, já formou mais de 2.500 pessoas diferentes níveis receberam formação em várias áreas.
