Uma missão empresarial moçambicana desloca-se a Portugal para participar numa conferência económica sobre Moçambique a ter lugar em Lisboa ao longo desta semana.
Trata-se de uma delegação de 25 empresas que de Segunda a Sexta-feira vai representar o país na conferência económica “Investir em Moçambique para 250 milhões de consumidores na SADC”, a realizar-se na Feira Internacional de Lisboa (FIL), segundo indica um comunicado de imprensa recebido hoje pela AIM.
Ainda em Lisboa, a delegação moçambicana liderada pelo Presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Salimo Abdula, vai também participar no evento ‘Portugal Exportador 2010’ bem como na inauguração de novos escritórios da Câmara de Comércio Moçambique- Portugal, além de realizar visitas ao Grupo Soven, ao Grupo Compal e ao Mercado Abastecedor de Lisboa.
O mesmo comunicado de imprensa refere ainda que a CTA, através do empresário Kekobad Patel, esteve em Singapura em meados deste mês, num encontro destinado a verificar o actual estágio do desenvolvimento do programa informático para a implementação da Janela Única Electrónica (JUE) nos portos de Maputo, Beira e Nacala.
“A implementação da JUE tem por objectivo assegurar a aceleração do desembaraço aduaneiro, tornando-o mais efectivo, célere e menos oneroso para os utilizadores dos portos nacionais”, explica a fonte.
Prevê-se que este sistema seja concluído até Fevereiro do próximo ano no porto de Maputo, e até finais de Abril nos portos da Beira e Nacala. Posteriormente, seguir-se-ão outros postos fronteiriços até à cobertura total do País, prevista para finais de 2011.