Depois da visita do governador da Zambézia ao Hospital Provincial de Quelimane, semana passada, esta Segunda-feira, uma equipa de Inspeccão do Ministério de Saúde (MISAU) iniciou o trabalho naquela que é a maior unidade sanitária da província. Uma fonte próxima daquele hospital disse que tudo deve-se às últimas notícias veiculadas pela imprensa, que davam conta de mortes em massa, problemas relacionados com a falta de medicamentos, equipamento hospitalar, etc.
A mesma fonte que cedeu esta informação sublinhou também que a equipa é constituída por três pessoas e, durante 15 dias, esta equipa de inspectores vai estar directamente nas enfermarias do Hospital Provincial de Quelimane, onde in-loco vai acompanhar o dia-adia do hospital.
Onde tudo começa?
Tudo começa quando o governador Itai Meque diz ter recebido telefonemas e mensagens dizendo que no Hospital Provincial de Quelimane há muita gente a morrer.
Depois de o chefe do executivo ter se deslocado ao HPQ veio muita coisa a tona. Os médicos falaram o que sentem, como falta de medicamentos, falta de motivação, etc.
Depois dum encontro havido entre o governador e a classe médica, Itai Meque saiu sensibilizado. A imprensa reportou o que se passa naquele hospital, dai que o MISAU enviou a equipa de inspectores para juntos encontrarem as reais motivações de tudo o que foi escrito.