O Ministério do Interior (MINT) vai lançar, em breve, uma operação destinada à recuperação de todos os imóveis do Estado, que se encontram na posse, aparentemente ilegal, de alguns membros da polícia, segundo apurou Wamphula fax através de fonte do governo.
De acordo com a mesma fonte, o governo constatou que algumas infraestruturas pertencentes ao Ministério do Interior foram adquiridas por alguns oficiais de alta patente na polícia em circunstâncias pouco esclarecidas. A referida operação poderá reduzir a problemática da falta de infra-estruturas ao nível do sector, facto que faz com que grande parte das unidades policiais funcionem em edifícios, pertencentes a outros sectores ou mesmo emprestados por singulares.
A nossa reportagem foi informada, a título de exemplo, da existência de um imóvel no bairro de Carrupeia, arredores da cidade de Nampula, que antes funcionou como Esquadra e que, presentemente, serve de residência do actual comandante-geral da PRM, Jorge Khalau, enquanto o antigo centro de treinos de Natikiri passou a propriedade privada do actual comandante da polícia na capital do país, José Weng San. Entretanto, as autoridades policiais, em Nampula, não confirmam e nem desmentem estas informações por alegada falta de provas.
Refira-se que no quadro do seu Plano Estratégico-2010/2014, o Ministério do Interior prevê o incremento da qualidade de prestão de serviços ao cidadão, através do apetrechamento das unidades políciais em meios informáticos e transportes, bem como na melhoria das condições de trabalho para os seus recursos humanos. Em 2009, mercê de um levantamento ao nível nacional, constatou-se que existem polícias com o escalão de guardas há mais de 20 anos. Por isso vamos centrar as nossas atenções na questão das promoções, como forma, também, de estimular os nossos quadros.Disse a nossa fonte.
O Plano Estratégico incide sobre sete principais pilares, nomeadamente Desenvolvimento institucional, Desenvolvimento de recursos humanos, Desenvolvimento de infra-estruturas, Desenvolvimento de tecnologias de informação, Aquisição de equipamentos, Administração de finanças ( logística) e questões transversais.