Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mineiros na África do Sul com HIV/SIDA recebem anti-retrovirais

Visando facilitar e garantir o cumprimento integral das prescrições médicas, os mineiros moçambicanos com HIV/SIDA confirmado laboratorialmente e a trabalhar na África do Sul passam a receber os medicamentos directamente dos seus familiares radicados na província meridional de Gaza.

A medida acaba de ser tomada pelo Governo do reconduzido no cargo Raimundo Diomba, numa altura em que a província conta com 27% de novos casos de contaminação daquela mortífera doença ainda sem cura no mundo. Para além disso, as autoridades locais trabalham juntamente com as companhias mineiras sul-africanas no sentido de harmonização das acções de prevenção e combate contra a enfermidade, segundo ainda Diomba, falando esta terça-feira em Maputo, onde participou na cerimónia de tomada de posse como timoneiro de Gaza.

O programa local de prevenção e combate contra a SIDA conta já com cerca de 10 milhões de dólares norteamericanos, “mas o valor é insignificante para as imensas necessidades que Gaza tem para mitigação e combate contra a doença”, realçou Diomba que tomou posse juntamente com os restantes 10 governadores provinciais, dos quais três são mulheres.

Diomba disse ser muito preocupante a situação actual de prevalência da doença em Gaza, caracterizada pelo surgimento de novos casos e óbitos entre os enfermos, em cada dia que passa,”daí termos elaborado o programa local que tem em conta as características específicas de comportamento tanto dos doentes como da população a serem atacadas para o bem do programa”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts