Cerca de 26,6 milhões de dólares norte-americanos constituem o valor de remessas de mineiros moçambicanos a trabalhar em várias companhias da vizinha África do Sul enviadas no final do terceiro trimestre de 2011.
O valor perfez um acumulado total de 71 milhões de dólares registado ao longo dos primeiros nove meses do presente ano prestes a findar, segundo o Banco de Moçambique (BM).
No período em análise, o saldo das reservas internacionais líquidas foi de 2132,5 milhões de dólares, equivalentes a cinco meses de importações de bens e serviços não factoriais resultantes de um fluxo acumulado de 37,8 milhões de dólares registado nos meses de Julho, Agosto e Setembro de 2011.
Refira-se, entretanto, que cerca de 30 mil dos pouco mais de 42 mil moçambicanos a trabalharem nas minas da África do Sul deverão passar festas do Natal e do ano novo de 2012, juntamente com as suas famílias espalhadas pelo país.
Parte destes trabalhadores teve um encontro com o Presidente da República, Armando Guebuza, passada quarta-feira, no Maputo, que serviu para saudação ao Chefe do Estado pela passagem, próximo domingo, do dia da Família moçambicana e do Natal, 25 de Dezembro.