Militares da Marinha da Índia poderão envolverse, a partir de Novembro de 2010, em acções de protecção e combate contra a pirataria dentro das águas territoriais moçambicanas, no âmbito da implementação de um acordo de cooperação existente entre as mesmas e as Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).
O acordo nesse sentido foi recentemente rubricado em Nova Deli aquando da visita oficial àquele populoso país asiático do Presidente da República, Armando Guebuza, de acordo com Filipe Nyussi, ministro da Defesa Nacional (MDN), falando esta quinta-feira durante a cerimónia de assinatura de um acordo com o Instituto Superior de Arte e Cultura (ISAC).
Comando de Reserva
O acordo visa fazer com que o ISAC passe a formar militares das FADM nas áreas de Gestão Administrativa, Artes Visuais e Cultura, segundo aquele governante, destacando que o desiderato “é tornar os militares mais inteligentes, habilitados e capacitados naquelas áreas”.
Falando na mesma cerimónia, Nyussi anunciou, entretanto, a criação do Comando de Reservas para jovens militares interessados em continuarem a prestar o serviço militar depois de cumpridos os dois anos instituídos por lei para o cumprimento do Serviço Militar. Afiançou que o comando já está montado, faltando apenas ultimar detalhes relacionados com as infra-estruturas necessárias.