Cerca de 16 mil internautas vivenciaram uma nova experiência ao assistir, através das páginas do Facebook do Standard Bank e da Televisão de Moçambique (TVM), o show live do Ghorwane, ocorrido na sexta-feira, 29 de Maio, em Maputo.
Trata-se de iniciativa que resulta de uma parceria entre o Standard Bank, a TVM e a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e que tem por objectivo a propagação de mensagens sobre a prevenção do novo coronavírus e entreter o público, através da música sob o slogan #FicaEmCasa.
A propósito desta reinvenção tecnológica dos artistas com vista a aproximarem-se do público, em geral, os internautas elogiaram a iniciativa do banco e seus parceiros, por terem levado o entretenimento às pessoas confinadas.
Um dos internautas, Anderson Machava, artista moçambicano, ligado às artes cénicas (teatro), disse após assistir ao show live, a partir da sua casa, ser importante que o banco continue a levar a cabo iniciativas semelhantes, porque desta forma apoia na luta contra a pandemia da covid-19, bem como contribui para a massificação da música moçambicana no geral.
“Eu acho que é uma oportunidade, acima de tudo, para que os artistas percebam que existe um espaço para se sair daquilo que era a forma tradicional de estar, que se resumia em actuações no palco com o público. Esta é a diferença, no sentido de que agora têm um público não físico, mas virtual”, explicou Anderson Machava.
Por sua vez, Ray Rodrigues, músico moçambicano, que assistiu o espectáculo através do seu computador, em casa, referiu que a iniciativa do Standard Bank é louvável na medida em que está a conseguir levar a música às pessoas, através das redes sociais.
“Agradeço o apoio do banco e apelo para que esta iniciativa não pare por aqui. Que traga mais artistas nacionais nos próximos espectáculos ao vivo”, referiu Ray Rodrigues.
A amante da música moçambicana, Albertina Zandamela, assistiu ao show live através do telemóvel, tendo considerado a ideia maravilhosa de transmitir ao show em directo através das redes sociais, porque cria a oportunidade aos internautas de continuarem a acompanhar os artistas, nesta fase de distanciamento social.
“Uma das músicas do Ghorwane dizia que devemos agora ficar em casa, para podermo-nos abraçar depois. Precisamos de nos abraçar mais tarde. Esta música que eles compuseram especialmente para esta altura, nos fez reflectir sobre a importância de ficar em casa”, sublinhou Albertina Zandamela.