Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Metical mantém tendência de fortalecimento face ao Dólar dos EUA

O Metical manteve a tendência de fortalecimento face ao Dólar americano, iniciada em Agosto de 2010, tendo, no fecho do dia 15 de Julho de 2011, sido cotado no Mercado Cambial Inte

rbancário (MCI) em 28.14MT/USD, o que corresponde a uma apreciação nominal de 1.75% em relação ao fecho do dia 30 de Junho. Segundo anunciou o Banco de Moçambique no último fim-de-semana, em termos acumulados e anuais, a moeda nacional observou ganhos nominais de 14.29% e 18.88%, respectivamente.

Quanto a taxa de câmbio do Metical face ao Dólar americano praticada pelos bancos comerciais nas suas operações com o público, esta fixou-se em 27.82 MT, traduzindo-se numa apreciação nominal na magnitude de 2.56% em relação à cotação observada na quinzena anterior.

Em termos anuais, segundo um comunicado do Banco de Moçambique, manteve-se a tendência de fortalecimento da moeda nacional face ao Dólar americano ao registar-se ganhos nominais de 22.31%, contra uma depreciação nominal de 28.53% no período homólogo de 2010.

Igualmente o Banco de Moçambique refere no seu comunicado, o diferencial entre a cotação do Dólar americano no MCI e a taxa de câmbio média dos bancos comerciais nas suas operações com o público, voltou a registar- se no território negativo, na magnitude 1.14% no dia 15 de Julho de 2011, após – 0.31% no fecho do dia 30 de Junho.

“Comparativamente ao fecho da quinzena anterior, o Metical registou uma apreciação nominal de 4.24% face a moeda da zona Euro e de 3.32% face a moeda sul-africana. Em termos acumulados, estas variações reflectiram- se em ganhos nominais do metical em 9.57% e 17.91% face ao Euro e ao Rand, respectivamente”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts