O argentino do Barcelona Lionel Messi marcou este sábado seu golo de número 26 na Liga Espanhola, na vitória por 4 a 1 sobre o Athletic de Bilbao, empatando com o maior artilheiro do campeonato inglês, Wayne Rooney, na luta pela Bota de Ouro 2010.
O atacante do Manchester United liderava a classificação para o troféu, que desde 1968 premia o maior artilheiro das ligas europeias durante toda a temporada, com 26 golos em 29 partidas.
Messi, artilheiro do campeonato espanhol com 26 golos em 30 jogos, três a mais que seu compatriota do Real Madrid Gonzalo Higuaín (23 gols em 29 partidas), poderá aproveitar a lesão de Rooney na última terça-feira na Liga dos Campeões para abrir vantagem.
Rooney sofreu lesão nos ligamentos do tornozelo direito durante a partida de ida das quartas de final da Liga dos Campeões na qual o Manchester United perdeu por 2 a 1 para o Bayern de Munique, e terá de ficar de duas a três semanas fora de campo.
A Bota de Ouro é dada a cada ano ao artilheiro das ligas europeias com base em uma classificação por pontos marcados de acordo com a dificuldade de cada campeonato nacional.