Um Lionel Messi inspirado levou a Argentina à final da Copa América com uma goleada por 6 a 1 contra o Paraguai, na noite de terça-feira, numa partida em que a selecção argentina mostrou uma grande força ofensiva no segundo tempo para assegurar lugar na decisão do torneio contra o Chile.
O astro do Barcelona, que participou em quase todos os gols argentinos na partida, buscará levantar no sábado seu primeiro título pela selecção principal de seu país, após a decepção nas finais do Mundial de 2014 e da Copa América de 2007.
O Paraguai começou bem na partida, esperando a Argentina e buscando saídas rápidas com os pontas Derlis Gonzáles e Edgard Benítez. Assim teve sua primeira chance clara aos 5 minutos, quando Nelson Haedo Valdés escorou a bola para trás para que Roque Santa Cruz chutasse para fora.
Para a seleção argentina, Marcos Rojo abriu o placar, seguido por Pastore. Aos 42 do primeiro tempo, o Paraguai tentou a reacção com Lucas Barrios descontando.
Na volta do intervalo, porém, o argentino Di María marcou com um toque no canto direito do guarda-redes Villar e 5 minutos depois marcou novamente.
A Argentina marcou o quinto aos 34 do segundo tempo, com um cabeceamento de Sergio Aguero após cruzamento de Di María. Pouco depois, Messi encontrou Higuaín livre, que finalizou para fechar o placar.