O atacante argentino do Barcelona Lionel Messi venceu pela terceira vez seguida o prémio de melhor jogador do mundo da Fifa, nesta segunda-feira, e recebeu o troféu das mãos de outro tricampeão do prémio, o ex-jogador brasileiro Ronaldo.
Messi superou o seu companheiro de clube Xavi, da Espanha, e o português do Real Madrid Cristiano Ronaldo na eleição da Bola de Ouro da Fifa com a revista francesa France Football.
O brasileiro Neymar, do Santos, recebeu o prémio Puskas de golo mais bonito do mundo em 2011 pela jogada contra o Flamengo em que arrancou sozinho contra a defesa adversária, desbancando o próprio Messi e um golo de bicicleta de Wayne Rooney, do Manchester United.
A atacante brasileira Marta, que buscava o seu sexto título seguido de melhor jogadora do mundo, acabou sendo superada pela japonesa Homare Sawa, de 33 anos, que liderou seu país na conquista da Copa do Mundo.
Pep Guardiola, do Barcelona, foi eleito o melhor técnico do mundo, à frente de Alex Ferguson (Manchester United) e José Mourinho (Real Madrid)