Um menor de 15 anos encontra-se internado no Hospital Central da Beira e em estado considerado grave pelas autoridades policiais, em consequência de um esfaqueamento que sofreu na barriga, numa altura em que se encontrava a jogar cartas.
De acordo com o jornal Diário de Moçambique, que cita fonte da Polícia, a vítima, cuja identidade não foi revelada, foi esfaqueada no sábado por Viegas Mucumbe, de 21 anos de idade, algures no mercado do Maquinino, local onde se encontravam a jogar cartas, jogo vulgarmente conhecido por batota.
O chefe da secção de imprensa no comando provincial de Sofala, Mateus Mazibe, disse que até ao momento o que se sabe é que uma possível perda no jogo terá originado a reacção violenta do Viegas Mucumbe. Dado à gravidade do caso, Mucumbe encontra-se desde sábado detido numa das celas da Polícia na Beira, acusado do crime de ofensas corporais voluntárias.
O seu amigo está acamado no Hospital Central da Beira e num estado considerado de grave. “Dizem que Viegas estava a perder no referido jogo que envolve algumas somas em dinheiro. Como forma de se vingar e recuperar o seu dinheiro, decidiu espetar uma faca enorme na barriga do seu amigo, o qual contraiu ferimentos graves”, disse Mazibe.
Esta não é a primeira vez que o jogo de batota termina em briga, espancamento e ou esfaqueamento na Beira, o que desafia a Polícia a ter que controlar e até prender, se possível, os praticantes deste tipo de jogos clandestinos nos mercados. “A PRM apela a todos no sentido de não praticarem este tipo de jogos com pessoas não idóneas. Aliás isto até é proibido porque envolve dinheiro e termina sempre em pancadaria”, disse a fonte.
Entretanto, durante o final de semana, a PRM em Sofala diz ter registado três casos criminais e um acidente de viação, que resultou em um ferido grave. Os crimes levaram à detenção de quatro indivíduos.