O Porto da Beira, província central de Sofala, está em condições de permitir a atracagem de navios com capacidade até 60 mil Toneladas Brutas de Arqueação (DWT) durante 24 horas, na sequência da conclusão da dragagem de emergência dos canais de acesso, canais e bacias de manobras do porto.
O canal de acesso só podia até então receber navios com capacidade inferior a 30 mil DWT e apenas durante o período diurno, causando enormes prejuízos a todos os actores da cadeia logística de transporte.
A situação ficou ultrapassada e o Ministro dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, vai testemunhar no Átrio da Estação dos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM-Centro) a cerimónia de encerramento dos trabalhos e efectuar uma visita ao aterro hidráulico do futuro Terminal de Carvão.
Para a dragagem do canal de acesso ao Porto da Beira foram investidos no projecto 43 milhões de euros, dos quais 23 do governo moçambicano, via Banco Europeu de Investimentos, 10 milhões provenientes do governo holandês (via ORET, nl) e 10 milhões de fundos próprios do CFM.
No decurso dos trabalhos foram, segundo um comunicado de imprensa dos CFM recebido pela AIM, dragados 9.320 mil metros cúbicos de areias repulsadas para o aterro hidráulico do futuro terminal de carvão.