A Confederação de Futebol Africano (CAF) anunciou, esta Quinta-feira (04), o início da selecção do melhor futebolista do continente para o ano de 2012. Na ocasião, o organismo que tutela esta modalidade desportiva em África publicou uma lista composta por 34 jogadores que concorrem para o ambicioso prémio com gala marcada para 20 de Dezembro próximo.
Em 2011, o prémio de Melhor Jogador Africano coube ao costa-marfinense do Machester City, Yaya Touré, que levou aquele clube a sagrar-se vencedor do campeonato mais competitivo do mundo, a English Premier League, depois de perder durante quarenta e quatro anos.Ainda esta Quinta-feira, a CAF tornou pública a lista de 32 atletas que vão lutar pelo prémio de Jogador Africano do Ano, ou seja, aquele que milita em campeonatos africanos. O evento, cuja gala é denominada GLO-CAF Awards, terá lugar em Acra, capital ganensa, no State House, um centro turístico de renome internacional.
Para o presente ano, há três nomes que já furam os bastidores como os mais apontados para a conquista dos prémios: os zambianos do TP Mazembe Rainford Kalaba e Sunzu Stoppila, e o tunisino Youssef Msakni, do clube Esperance de Tunis.
Refira-se que a selecção dos nomes foi baseada no performance que os atletas têm demonstrado nos seus respectivos clubes e selecções. Contudo, a CAF vai anunciar, no fim de Outubro, após a votação das comissões permanentes da CAF (Media, Comité Técnico e o Comité para o Futebol), somente os dez nomeados para o prémio Melhor Jogador Africano do Ano e os cinco para o do Jogador Africano do Ano (baseado em África).
Após o processo de selecção dos 15 finalistas, os nomes serão enviados para as federações nacionais de modo que os seus presidentes, secretários-gerais e seleccionadores escolham os três primeiros futebolistas que vão subir no pódio em cada uma das categorias.
A 20 de Dezembro serão também conhecidos outros vencedores para as seguintes categorias:
1. Selecção do Ano
2. Futebolista Feminina do Ano
3. Selecção Feminina do Ano
4. Clube do Ano
5. Talento Mais Promissor do Ano 6. Treinador do Ano
7. Árbitro do Ano
8. Prémio Legendário
9. Prémio Platina
11. Melhor Onze Africano