O ministro da Economia e Finanças anunciou na Assembleia da República que uma das primeiras medidas de mitigação do impacto da covid-19 na economia moçambicana, de relaxamento da política monetária, vai custar 40 biliões de meticais.
Durante a apresentação das propostas de Plano Económico e Social e do Orçamento do Estado, que não incluem nenhuma medida específica de combate ao covid-19 e de mitigação do seu impacto na economia, Adriano Maleiane disse à plenária da Assembleia da República que o Governo já está implementar algumas acções citando o pacote fiscal, aprovado esta semana pelo Conselho de Ministro, que está orçado em 40 biliões de meticais.
O titular da Economia e Finanças indicou ainda que o pacote monetário introduzido pelo Banco de Moçambique em meados de Março está orçado em outros 40 biliões de meticais.
Relativamente ao pacote monetário o ministro Maleiane detalhou ao @Verdade que: “quantificar o que o Banco Central está a dizer, só o facto de reduzir as Reservas Obrigatórias (sobre depósitos dos clientes dos bancos comerciais em moeda nacional e estrangeira em 150 pontos bases para 11,50 por cento e 34,50 por cento, respectivamente) deixa uma margem para os bancos comerciais não depositarem 7 biliões (de meticais). Mais a linha de crédito de 500 milhões de dólares (cerca de 33,5 biliões de meticais) faz 40 biliões ”.