Uma missão médica moçambicana do Instituto do Coração (ICOR) está a efectuar com sucesso algumas operações ao coração a crianças nos Camarões, apurou a AIM de fonte ligada a missão. Trata-se de três médicos moçambicanos, dois cirurgiões e um anestesista do Instituto do Coração em Maputo, que estão na cidade de Shisong, nos Camarões onde efectuaram com sucesso algumas operações ao coração a crianças alí internadas.
A equipe médica que está em Shisong é composta pelos Drs. Adriano Tivane, médico cirurgião e Director Adjunto do ICOR, Sozinho Estefane, cirugião e pelo anestesista João Macave.
No Hospital de Shisong que se localiza nas proximidades da fronteira com a Nigéria, a uma altitude estimada em 2.000 metros, os moçambicanos operaram com sucesso, seis pacientes. Trata-se de intervenções cirúrgicas complicadas chamadas “ao coração aberto”.
Shisong situa-se no noroeste dos Camarões, a cerca de 300 quilómetros de Yaoundé, a capital camaronesa e encontrase nas proximidades da cidade de Kumbo que conta com cerca de 100 mil habitantes. O hospital presta igualmente serviços as populações da Costa do Marfim, Chade e Republica Centro Africana.
De acordo com as últimas notícias, “os pacientes estão a recuperar bem”. Estas notícias agradaram à Direcção do ICOR que vê no sucesso dos seus médicos, uma pequena retribuição do trabalho que vem realizando nos últimos 17 anos com a ajuda desinteressada de especialistas estrangeiros no âmbito dos tratamentos cardio-vasculares.
O trabalho dos especialistas do ICOR, é feito no âmbito da Cadeia da Esperança, organização não-governamental que há anos apoia o trabalho clínico cirúrgico a crianças pacientes de doenças cardio-vasculares. Esta é a primeira vez que uma missão médica moçambicana actua no exterior. “Eles (os médicos) vão regressar a Maputo dentro de duas semanas”, sublinhou a fonte da AIM, no último fim de semana.
O Hospital de Shisong, chamado “Centro per Il Cuore”, foi inaugurado em Novembro do ano passado e é gerido pelas Irmãs Terciárias Franciscanas. Fundado em 1935, o hospital sofreu recentemente uma completa remodelação nas instalações e equipamento, servindo também de escola para enfermeiros.