A qualidade, o prazo de validade e a prescrição racional de fármacos serão inspeccionados e os resultados tornados público mercê da inauguração, na sexta-feira (03), do Centro de Informação de Medicamentos da Universidade Lúrio (UniLúrio) em Nampula.
O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal, Carlos Maurício Barbosa, disse, na inauguração do centro, que esta iniciativa vai promover o uso correcto de medicamentos no que diz respeito a informações técnicas e científicas e haverá maior atenção em relação a consultas e descobrir possíveis problemas referentes ao uso de medicamentos.
O Centro de Informação de Medicamentos resultou de esforços empreendidos pela Ordem dos Farmacêuticos de Portugal e pela Faculdade de Ciências de Saúde da UniLúrio.
Por seu turno, o reitor desta instituição, Jorge Ferrão, vincou que a farmácia é um sector estratégico; por isso, qualquer anomalia registada nos fármacos pode causar sequelas graves nas pessoas.
Ele referiu que o nível de consumo dos medicamentos tende a aumentar na sociedade, mas não existe nenhuma informação relativa à sua reacção ou qualidade. “Esperamos que com a abertura deste centro o cenário mude de forma significativa”.
A Associação dos Farmacêuticos de Nampula reconheceu que há dificuldades no acesso à informação relativa à qualidade de medicamentos, o que constitui um problema sério não para o país.