O Ministro da Ciência e Tecnologia, Venâncio Massingue, diz que o Governo moçambicano está a procura de parecerias para se instalar ‘Vilas do Milénio’ em todos os 128 distritos do país.
O Ministro fez esta revelação, Quarta-feira, em Maputo, no lançamento de um projecto de instalação do sistema de irrigação da ‘Vila do Milénio’ de Chibuto, avaliado em cerca de dois milhões de dólares norteamericanos e que, numa primeira fase, vai abranger 53 hectares de terra arável, reforçando a produção agrícola neste distrito da província de Gaza, Sul de Moçambique.
A fonte mostrou-se convicta de que num futuro não muito longínquo as vilas estarão implantadas em todo o país. “É verdade que há impaciência por causa da velocidade que se imprime na implantação das vilas porque nelas se cria um movimento de desenvolvimento que devia ser imprimido também noutros lugares”, disse o Ministro.
As Vilas do Milénio têm o mérito de atrair cientistas e jovens para a troca de experiências com as comunidades para se impulsionar o desenvolvimento. Porem, no meio desta caminhada há factores que surgem fora do controle dai que, segundo o Ministro, não se pode dizer, com segurança, quando é que se terá todos os 128 distritos contemplados.
“Para o desenvolvimento não existe uma receita acabada e que embora haja prazos há questões que, nalgumas vezes, fogem ao controlo mas o que importa é continuar com o trabalho rumo a meta”, indicou o Ministro, para quem esta é a razão pela qual se esta, continuamente, a procurar parcerias.
Para a efectivação desta iniciativa que, neste caso, tem em vista melhorar os rendimentos de cerca de 13 mil habitantes da ‘Vila do Milénio’ de Chibuto, a ‘Mitsui’, do Japão, financiadora do projecto vai enviar para Moçambique cinco técnicos que dentro dos próximos quatro a cinco meses iniciarão a obra.
“Este programa é parte do esforço do Governo moçambicano e das Nações Unidas para se estabelecer, em todo o país, as vilas do Milénio através de investimentos comunitários de base, apoiando estratégias de crescimento sociais e económicas, via modelos sustentáveis”, disse Massingue.
O Representante Residente Interino do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Moçambique, Jocelyn Mason, disse, na ocasião, que o projecto vai apoiar o desenvolvimento rural integrado juntamente com as comunidades, optimizando os resultados das investigações cientificas nos sectores produtivos e os conhecimentos milenares locais.
Através do Programa Nacional das Vilas do Milénio, 3.200 famílias de Chibuto já beneficiaram de ajuda para o incremento dos seus níveis de subsistência através da criação de frangos e peixe, par alem do desenvolvimento da produção alimentar de pequena escala.
Em Moçambique, o programa de implantação das ‘Vilas do Milénio’ teve inicio em 2007 e, neste momento, o pais já conta com cinco cuja edificação contou com o financiamento, em grande parte, do PNUD e dos Governos do Japão e Portugal.