Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Matrículas para o ensino primário registam fraca afluência em Nampula

Poucos pais e encarregados de educação estão a inscrever os seus filhos em idade escolar desde que o processo de matrículas para os novos ingressos da 1ª classe iniciou a 01 de Outubro corrente, com término previsto para até 31 de Dezembro próximo.

Numa ronda efectuada por alguns estabelecimentos de ensino da capital do norte de Moçambique, o @Verdade constatou que as escolas matriculam, em média, 15 petizes por dia, contra a meta diária de 50 a 100 crianças estabelecida pelo sector da Educação.

Por exemplo, nas escolas primárias de Namicopo-Sede, Napipine, Serra da Mesa, Carrupeia, 25 de Junho e Cerâmica, as secretarias e salas improvisadas para as inscrições estão às moscas. No grosso de instituições as destacadas para o processo estavam de braços cruzados.

O chefe do sector pedagógico nos Serviços da Educação, Juventude e Tecnologias na cidade de Nampula, Belarmino de Sousa, reconheceu que há fraca afluência dos pais.

Entre 01 e 09 de Outubro, apenas 3.466 crianças foram inscritas em todas as escolas mas a meta é matricular 23.106 para o próximo ano lectivo. Os pais e encarregados de educação devem deixar o hábito de matricular os filhos nos últimos dias do processo, apelou Belarmino de Sousa.

Nampula vai matricular mais de 350 mil alunos da 1ª a 12 classes

As autoridades da Educação e Cultura na província de Nampula têm vagas disponíveis para 359.647 alunos de diferentes subsistemas de ensino, em 2014, o que representa um aumento de 2.6 porcento comparativamente ao presente ano lectivo. Deste número, 252.371 alunos são da 1ª classe, 69.454 da 6ª, 28.197 da 8ª e 9.625 da 11ª classe.

O porta-voz da Direcção Provincial de Educação e Cultura de Nampula, Alfredo Mucarupo, disse que a sua instituição está a trabalhar com vista a mobilizar os país e encarregados de educação a matricularem os educandos para que não fiquem fora da escola no próximo ano.

Em Janeiro próximo, serão inauguradas 47 novas escolas primárias, outras 52 serão elevadas à categoria de EPC’s e para a categoria do ensino técnico-profissional.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts