O Município da Matola, na província de Maputo, sul de Moçambique conta, a partir da última Quarta feira, com uma Associação de Mulheres Empreendedoras.
Trata-se de uma organização que tem demonstrado o seu engajamento em diversas tarefas produtivas naquela autarquia e que, Quarta-feira, realizou a sua Assembleia Constitutiva, um evento que contou com a presença do presidente daquela autarquia.
Na ocasião, foram aprovados os estatutos da agremiação, eleitos os órgãos sociais, um evento que culminou com o registo desta Associação.
Algumas mulheres empreendedoras consideram que a mulher está preparada para encarar os desafios que a sociedade as coloca e que elas podem dar uma contribuição muito mais útil para a sociedade, para além de cuidar dos afazeres domésticos.
“Com este acto vamo-nos fortalecer e pretendemos mostrar que o lugar da mulher não é apenas atrás do fogão. A mulher está preparada para encarar os desafios da sociedade e é isso que vamos ver reflectido nesta organização” referiu Filomena Chacha, uma das mulheres empreendedoras.
Falando durante o evento, Arão Nhancale explicou que aquela é uma organização das mulheres da Matola que tem demonstrado a sua dedicação em diversas tarefas produtivas, buscando formas de produzir riqueza para o seu sustento e para o desenvolvimento municipal.
“Hoje é um grande dia para a mulher da Matola e nós esperamos também que, por via do Conselho Municipal e de outras formas de actividade, contribuir para que a mulher da Matola seja verdadeiramente uma mulher empreendedora, empresarial e que saiba edificar o seu nome para o desenvolvimento municipal” disse.