Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Massingir já tem uma escola secundária

O Distrito de Massingir, na província de Gaza, Sul de Moçambique, conta desde a semana passada com uma nova escola secundária. Trata-se da Escola Secundaria Graça Machel, um estabelecimento com oito salas de aula e com capacidade para perto de mil alunos. A construção desta escola, há muito reclamada pelos habitantes daquele ponto do país, teve o co-financiamento do Executivo moçambicano e Chinês.

Segundo as autoridades administrativas locais, a concretização daquele importante empreendimento vem, até certo ponto, aliviar o sofrimento a que estavam sujeitos os alunos de diferentes pontos do distrito.

O Governador da Província de Gaza, Raimundo Diomba, que inaugurou oficialmente o estabelecimento em questão, numa cerimónia bastante concorrida, apelou aos pais, encarregados de educação e, particularmente, a comunidade escolar para que conservem as novas instalações por terem custado dinheiro ao erário publico. Contudo, ele não revelou quanto é que foi gasto pelas obras.

“Sabemos que a população deste distrito sempre reclamou por uma escola secundária e nós fizemos esforço para corresponder à essa mesma reclamação. Por isso, está aqui a escola que precisavam”, disse Diomba, garantindo que ainda se está a trabalhar na angariação de fundos para a construção de outras infra-estruturas, como é o caso de um centro internato, campo de futebol, entre outras.

“Já não há razões que justifiquem que os alunos deste distrito continuem a disputar vagas nas escolas secundária da Macia, Chókwè, Mapai e Xai-Xai que distam até mais de uma centena de quilómetros daqui”, indicou, por outro lado, o Administrador distrital, Artur Macamo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts