Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mário Vargas Llosa é o vencedor do prémio Nobel da Literatura

Mário Vargas Llosa é o vencedor do prémio Nobel da Literatura

O escritor, dramaturgo e ensaísta peruano Mário Vargas Llosa – autor de Pantaleão e as Visitadoras, A Casa Verde, A festa do bode, entre outros livros – é o novo vencedor do prêmio Nobel de Literatura. O prêmio foi anunciado esta quinta-feira na sede da Academia Real Sueca, em Estocolmo. Vargas Llosa é um dos principais escritores vivos em língua espanhola e um dos mais premiados.

Além do Nobel 2010, o autor acumula entre diversos prêmios o Prêmio Nacional de Novela do Peru (1967), o Príncipe das Astúrias de Letras (1986) e o Premio Cervantes (1994), esses dois últimos na Espanha.

Membro da Academia Peruana de Línguas e da Real Academia Española, o autor também é reconhecido por títulos de doutor honoris causa nas universidades de Lima (Peru), Yale e Havard (Estados Unidos), Oxford (Inglaterra), Universidade Europeia de Madrid, e Sorbonne (França).

Em 1990, Vargas Llosa foi candidato à Presidência da República e perdeu a eleição para Alberto Fujimori.

A Academia destacou a obra o escritor «pela sua cartografia das estruturas do poder e as suas imagens mordazes da resistência, rebelião e derrota do indivíduo».

É a primeira vez que o prémio distingue um escritor peruano e a 11.ª que é atribuído a um autor em língua espanhola, com Vargas Llosa a juntar-se a uma galeria de laureados como Camilo Jose Cela (1989), Gabriel Garcia Marquez (1982), Pablo Neruda (1971) e Gabriela Mistral (1945).

Em 2009, o prémio foi atribuído à escritora alemã de origem romena Herta Müller.

O prémio literário tem um valor monetário de cerca de um milhão de euros.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts