O espanhol Marc Márquez, da Honda, consagrou-se tetracampeão da MotoGP ao terminar em terceiro lugar no Grande Prémio da Comunidade Valenciana neste domingo, prova vencida pelo companheiro de equipe e compatriota Dani Pedrosa e que contou com o abandono do italiano Andrea Dovizioso, da Ducati, que deu adeus à luta pelo título ao cair da moto.
Com uma vantagem de 282 pontos contra 261 de Dovizioso, Márquez chegou a Valencia com favoritismo, mas quase colocou tudo a perder ao se desequilibrar e quase ir ao chão a sete voltas para o fim.
A tarefa do italiano era difícil: precisava vencer a corrida e ver o adversário terminar, no máximo, na 12ª posição. Nada disso aconteceu, pois, pouco após o espanhol perder o controle da moto, o italiano caiu e saiu da disputa.
No fim, Dani Pedrosa comemorou a vitória e o francês Johann Zarco, da Yamaha, terminou na segunda posição.
Completou o pódio Marc Márquez, que com 298 pontos no campeonato se igualou a Geoff Duke, John Surtees, Mike Hailwood e Eddie Lawson como tetracampeão, sendo o mais jovem a conseguir o feito, com 24 anos.
Pela Moto3, o espanhol Jorge Martín, da Honda, fechou a temporada com sua primeira vitória. O segundo lugar ficou com o espanhol Joan Mir, também da Honda.
O campeão largou na segunda posição, saiu da pista e recomeçou em 19º, mas conseguiu uma grande recuperação. O também espanhol Marcos Ramírez, da KTM, subiu no pódio como terceiro colocado.
Na Moto2, o português Miguel Oliveira, da KTM, chegou neste domingo à terceira vitória consecutiva. Campeão da categoria, o ítalo-brasileiro Franco Morbidelli, da Kalex, foi o segundo colocado, seguido pelo sul-africano Brad Binder, da KTM.