Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Maputo será palco do quinto festival UMOJA

A Praça da Independência na Cidade de Maputo será entre os dias 29 e 30 do mês em curso palco do 5º mega concerto cultural “UMOJA”, no qual vão desfilar mais de 35 artistas de Moçambique e de outros quadrantes de África e da Europa.

O UMOJA, festival cultural que se realiza numa periodicidade anual e de forma rotativa entre os países candidatos envolvidos no projecto, acontece pela quarta vez consecutiva em Maputo por ser a cidade que ofereceu melhores condições para a realização evento.

Falando em conferência de imprensa que marcou o lançamento do festival, a Embaixadora do Reino da Noruega, Tove BruvikWewsrberg, disse que o seu país apoia o festival, pois constitui uma oportunidade para a promoção do intercâmbio cultural entre os povos de diferentes cantos do planeta.

“Apoiamos o evento simplesmente porque o intercâmbio cultural é parte integrante da nossa política interna. A cultura faz parte das nossas vidas e facilitar a realização deste evento, onde participam países e jovens artistas de vários cantos do mundo, estimula o intercâmbio cultural”, disse BruvikWewsrberg.

Por seu turno, Arnaldo Bimbe, que falava em representação do Ministro da Cultura, congratulou-se com a realização do UMOJA, por estar em consonância com os propósitos do governo na esfera cultural bem como contribuir para a consolidação da unidade nacional e elevação da moçambicanidade.

“A nossa saudação a este festival prende-se com facto dele condizer com o objectivo do nosso governo na área da cultura, que consagra a cultura como instrumento de formação da consciência patriótica, reforço da unidade nacional, exaltação da moçambicanidade e da melhoria da qualidade de vida do nosso povo”, disse Bimbe.

Bimbe acrescentou que a realização deste evento irá “transmitir mensagens que fortalecem a unidade, solidariedade e amizade entre os povos africanos”. Moçambique será representado pelas Escolas Nacionais de Dança, Música e Artes Visuais, bem como por astros do panorama musical.

Do exterior, países como o Quénia, Zimbabué, Tanzânia, Etiópia, África do Sul, Holanda e a Noruega vão integrar a memorável festa do UMOJA.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!