A Primeira-Dama moçambicana, Maria da Luz Guebuza, encontra-se desde Sábado em Kuala Lumpur, onde vai participar na 1ª Conferência das Primeiras Damas sobre educação e cuidados da criança que arranca, Segunda-feira, na capital da Malásia.
No evento de três dias, sob o lema “Uma Criança Hoje, um Líder Amanhã”, Maria da Luz irá partilhar, com os outros participantes, as experiências de Moçambique sobre as iniciativas em curso nas áreas da educação, liderança e empoderamento da criança.
Para participar na cimeira, já se encontram na Malásia delegações de cerca de 30 países, na sua maioria asiáticos, africanos e latino-americanos, que além de Primeiras Damas, integram também os Ministros da área da Criança, e de Moçambique a Ministra da Mulher e Acção Social, Iolanda Cintura.
A cimeira é uma iniciativa de Paduka Seri Rosmah, esposa do Primeiro-Ministro da Malásia, visando promover o desenvolvimento cognitivo, social, emotivo e comunicativo da criança de várias formas, incluindo a prestação de serviços sociais para este grupo etário, famílias e comunidades.
Segundo estatísticas, as crianças constituem um terço da população global, mas também são um dos grupos etários mais desfavorecidos. Por exemplo, estimase que cerca de 114 milhões de crianças em todo o mundo não tem acesso a educação básica.
Além disso, cerca de 300 milhões de crianças no mundo inteiro dormem com fome e perto de 250 milhões têm de trabalhar para sustentar as respectivas famílias.
Esta reunião culminará com a apresentação e adopção da Declaração da Cimeira das Primeiras Damas, documento que deverá espelhar as suas aspirações e compromissos em relação a criança.
Na sua mensagem de boas vindas às Primeiras Damas, à Kuala Lumpur, o Primeiro-Ministro da Malásia, Najib Tun Razak, diz estar certo que a participação deste grupo nesta cimeira irá inspirar novas iniciativas e trazer uma nova abordagem da ideia de liderança.
“Penso que a Cimeira das Primeiras Damas e as cimeiras iniciais ao nível ministerial vão, certamente, elevar a consciência global sobre a importância do investimento na educação holística (ligada a comunidade e valores espirituais da paz e solidariedade) e o bem-estar da criança”, disse Najib Tun Razak.
O Primeiro-Ministro sublinhou que “o objectivo é desenvolver os líderes do amanhã que irão abrir as portas de um futuro brilhante para as suas nações”.