Manifestantes ocuparam o Ministério do Meio Ambiente na capital do Líbano nesta terça-feira e exigiram a renúncia do ministro Mohamad Al Machnouk devido a uma crise de recolha do lixo, no mais recente de uma série de protestos que tem paralisado o sistema político local.
A campanha “Você cheira mal”, contrária ao governo, levou milhares de libaneses descontentes às ruas nas últimas semanas numa mobilização sem precedentes comandada por grupos da sociedade civil que agem independentemente de grandes partidos sectários.
“Machnouk – fora, fora, fora!”, gritavam dezenas de manifestantes amontoados no corredor do ministério. Eles contaram ter entrado pacificamente em pequenos grupos antes dos seguranças bloquearem a entrada principal do prédio.
Cerca de 9 horas após o início, o protesto terminou tarde da noite com a saída de todos os manifestantes do prédio. Algumas pessoas entrevistadas pela New TV disseram que a polícia agrediu participantes enquanto os forçava a deixar o local.
O ministro do Interior disse que um acordo havia sido alcançado para que os manifestantes saíssem pacificamente, segundo a Agência de Notícias Nacional libanesa. “Hoje mostramos que este governo não quer ouvir o seu povo”, disse Mawan Maalouf, um dos organizadores, à New TV. “Vamos continuar nosso movimento.”
Centenas de manifestantes reuniram-se defronte do ministério e alguns entraram em confronto com tropas de choque ao anoitecer. “O povo quer a queda do regime!”, gritavam.
O Ministério do Interior disse que a polícia foi atingida com garrafa com água, fogos de artifício e pedras.