A província central de Manica possui reservas de ouro avaliadas em cerca de 2,6 milhões de onças deste mineral, segundo resultados apurados pelo Ministério dos Recursos Minerais nos seus mais recentes trabalhos de levantamento exaustivo do potencial existente naquela região.
Em 2011, aquele departamento governamental atribuiu licença de concessão mineira a cinco companhias estrangeiras que estão a explorar as minas de ouro de Dot’s Luck, Andrade, Guy Fawkes, Fair Bridge e Boa Esperança.
As firmas empregam uma média de 300 assalariados, maioritariamente moçambicanos, de acordo ainda com o Ministério dos Recursos Minerais num seu documento apresentado em Pemba, capital da província de Cabo Delgado, durante um seminário organizado pela Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) sobre Oportunidades de Investimento no sector de Hidrocarbonetos em Moçambique.
O mesmo documento indica também haver no país outras explorações mineiras, das quais há a destacar as de produção de bauxite que está a ser objecto de um estudo de previabilidade e de grafite, cujas actividades produtivas deverão se reiniciar em 2013.