Nelson Mandela continua a recuperar-se no hospital de uma infecção pulmonar, mas permanece em estado grave, segundo disse o presidente Sul-africano Jacob Zuma, neste domingo.
Mandela está em um hospital de Pretória há uma semana, sendo esta a quarta vez que o ex-presidente da África do Sul de 94 anos e líder anti-apartheid é internado desde dezembro.
“Estamos gratos de que ele continue a melhorar”, disse Zuma. “Nos últimos dois dias, embora ele continue em estado grave, os médicos afirmaram que a sua melhoria tem sido sustentada.” Zuma participava de uma reunião para o dia da Juventude em eMadadeni na província de KwaZulu-Natal, em memória das revoltas juvenis de 1976 em Soweto contra o apartheid.
Os problemas de saúde de Mandela tem reforçado uma difícil constatação entre os 53 milhões de sul-africanos de que um dia terão que dar adeus ao seu primeiro presidente negro.
Mandela tem um histórico de problemas pulmonares que datam de seu tempo na prisão Robben Island, perto da Cidade do Cabo. Ele foi libertado da prisão em 1990, após 27 anos atrás das grades e foi presidente entre 1994 e 1999.