A selecção nacional de futebol de Moçambique, “Mambas” deixa sexta-feira a Àfrica do Sul com destino a Angola onde irá participar no Campeonato Africano das Nações. Os Mambas aterram em Luanda e partem imediatamente para a cidade de Benguela onde irão disputar o Grupo C do CAN não tomando parte da cerimónia de abertura do torneio.
Entretanto os Mambas perderam este domingo com a selecção nacional do Gabão por 1 a 0 em mais um jogo de preparação para a maior prova futebolística do continente. Este foi a terceira derrota dos Mambas nesta fase final da preparação e pelo mesmo resultado, a primeira foi diante do Malawi no Songo, em Tete, e em seguida perdeu com a Zâmbia em Johannesburg, na Àfrica do Sul.
Esta quarta-feira a selecção nacional realiza o seu último ensaio novamente defrontando o Gabão em Bloemfotain.
O holandês Mart Nooij, seleccionador nacional, já divulgou a lista do plantel definitivo, composto por 23 atletas, que vai representar os “Mambas” no Campeonato Africano das Nações:
Guarda-redes: Kampango, Lamá e Binó;
Defesas: Zainadine Júnior, Mexer, Fanuel, Paíto, Dário Khan, Zé Luís e Campira;
Médios: Simão, Genito, Mito, Mustafá, Dominguês, Danito Parruque, Momede Hagy, Nelinho e Josemar
Avançados: Hélder Pelembe, Tico-Tico, Dário Monteiro e Gonçalves Fumo.
Mart Nooij dispensou os jogadores Mbinho (avançado) e Carlitos (médio), que se tinham juntado ao grupo no estágio que decorre na África do Sul.
Os Mambas estreiam-se no terceiro dia da maior prova da modalidade em África frente ao Benim. Estão igualmente inseridos no grupo os “Faraós” do Egipto, campeão africano em título, e as Super Águias da Nigéria.